Câncer de Testículo
Os testículos são parte do sistema reprodutor do homem e estão localizados na bolsa escrotal. Apresentam 2 funções principais: produção dos hormônios masculinos como a testosterona e produção dos espermatozóides.
O câncer de testículo acomete principalmente homens jovens, idade entre 15 e 35 anos, que podem perceber um nódulo endurecido ou um aumento do volume do testículo sem dor.
A doença costuma ter um crescimento rápido, por isso é recomendado que os homens procurem um urologista caso percebam qualquer mudança suspeita no órgão.
Diagnóstico
O diagnóstico é realizado com a avaliação do urologista e solicitação de exames complementares de imagem, como a ultrassonografia dos testículos, para confirmação do diagnóstico.
Tomografia e exames laboratoriais também são solicitados para avaliação abdominal e torácica.
Tratamento
O tratamento consiste na cirurgia de retirada do testículo pela região inguinal, conhecida como orquiectomia. Posteriormente, é feita nova avaliação sobre a necessidade de quimioterapia e radioterapia
Há a possibilidade de colocação de uma prótese testicular de silicone na bolsa escrotal em que o testículo foi retirado para substituir esteticamente o órgão removido.
Muito importante também discutir com esses pacientes jovens sobre a questão da preservação dos espermatozóides antes do tratamento.
Dr. Julio Costa
Urologista • CRM SP 151239 • RQE 74599
Fellowship em Urologia Oncológica pelo Hospital São Vicente, Curitiba/PR.
Residência médica em Urologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC-SP), Sorocaba/SP.