Vasectomia

A vasectomia é uma cirurgia que interrompe a circulação dos espermatozoides dos testículos para o líquido ejaculado. Trata-se de uma cirurgia simples, podendo ser realizada sob anestesia local. São feitos dois pequenos cortes na bolsa escrotal para localizar os ductos deferentes, onde passam os espermatozoides. Quando localizados esses canais são cortados e ligados separadamente.
Imagem Vasectomia

A vasectomia é considerada um método de esterilização e não de anticoncepção. O procedimento é considerado rápido e pouco invasivo, sendo que o homem pode ser liberado e ir para casa normalmente após o procedimento.

De acordo com a legislação pode ser realizada em homens com mais de 25 anos OU que tenha 2 filhos vivos.

É possível reverter a vasectomia?

Sim. Esta técnica pode ser revertida por meio de cirurgia, porém a chance de retorno a fertilidade vai sendo reduzida com o passar do tempo a partir do momento que o paciente realizou a vasectomia.

Como é a recuperação da vasectomia? Demora quanto tempo para fazer o efeito?

A cirurgia é bastante simples, como já dito acima, no entanto, o corte feito nos canais pode provocar inflamação, deixando a bolsa escrotal mais sensível, o que pode provocar nos primeiros dias uma sensação dolorosa ao caminhar ou sentar.

Para casos onde a cirurgia está incomodando mais que o normal, é recomendada a aplicação de bolsas com gelo no local e repouso no dia da cirurgia. Também é recomendado fazer uso de suspensório escrotal para evitar dores e auxiliar na recuperação.

Uma das principais dúvidas é sobre quanto tempo a cirurgia demora para fazer o efeito, e o mais aconselhado é utilizar outros métodos contraceptivos, como o preservativo, até 3 meses depois da cirurgia quando é realizado o espermograma para confirmação da ausência de espermatozoides no líquido ejaculado.

Os efeitos da vasectomia são imediatos, impedindo os espermatozoides de chegar até ao pênis, no entanto, ainda podem restar alguns espermatozoides dentro dos canais, possibilitando uma gravidez. Por isso é recomendado manter o uso dos contraceptivos alguns meses após o procedimento,

Existe risco de ficar com impotência sexual após a cirurgia?

Não. A vasectomia não afeta o desempenho sexual, isso porque os nervos e vasos sanguíneos envolvidos na ereção não são afetados. Assim não provoca qualquer alteração no prazer sexual. O homem continua produzindo testosterona normalmente.

Dr. Julio Costa

Urologista • CRM SP 151239 • RQE 74599

Fellowship em Urologia Oncológica pelo Hospital São Vicente, Curitiba/PR.
Residência médica em Urologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC-SP), Sorocaba/SP.

Se identificou? Agende uma Consulta
Open chat